Image Map

NOVA ENTREVISTA DE KRISTEN E JULIANNE MOORE PARA COLLIDER

Para qualquer um que teve de assistir a um ente querido sofre com uma doença, Still Alice mostra o coração quebrando e realista como ele afeta não apenas o indivíduo, mas toda a gente em suas vidas. Dirigido por Richard Glatzer e WashWestmoreland, é a experiência em grande parte, em primeira pessoa de Alice Howland (Julianne Moore, em uma performance impressionante), um bom casamento, professora de linguística de renome, com três filhos adultos (interpretada por Kristen Stewart, Kate Bosworth e Hunter Parrish), que descobre que ela tem de início precoce da doença de Alzheimer e luta para ficar ligada ao que ela era uma vez, como ela terrivelmente começa a esquecer tudo ao seu redor.

Durante uma conferência no Dia da Imprensa, as co-estrelas do filme Julianne Moore e Kristen Stewart falaram sobre a tentativa de entender o que é viver com a doença de Alzheimer, que é uma doença que está rapidamente ganhando terreno,como a comunidade de Alzheimer realmente sente que eles estão perto para algo significativo, se eles tiveram alguma experiência pessoal com a doença, e que eles gostaram sobre como foi trabalhar uma com a outra. Confira o que elas tinham a dizer depois do sair.

Pergunta: Julianne, como é que você se aproximou de retratar essa mulher, quando ninguém sabe o que é realmente gostaria de viver com essa doença?

Julianne Moore: Isso é uma grande pergunta. Ninguém realmente sabe. Isso, é claro, é o grande desafio, e é isso que nós falamos muito sobre, quando estávamos trabalhando no filme. Este é um projeto incomum, porque é o primeiro filme que eu vi que fala sobre uma condição como essa, apresentou completamente subjetiva, muitas vezes a partir de seu ponto de vista. Geralmente, vemos essas histórias e eles são a partir do ponto da pessoa próxima, ou um membro da famíliadiferente. Isso está dentro experiência de Alice. Então, a única coisa que eu podia fazer era fazer uma pesquisa. Não que eununca vou entender completamente, mas eu falei com todo mundo que eu podia. Eu comecei com o chefe da Associação de Alzheimer, e falei com essas mulheres diferentes no Skype que tinham sido diagnosticadas recentemente. Eu fui para Mt.Sinai e conversei com médicos e pesquisadores. Fiz o teste cognitivo que eles dão. Eu fui a Associação deAlzheimer de New York e trabalhei com alguns grupos de apoio lá e conversei com as mulheres de lá. Eu fui para uma instalação de cuidados de longa duração. Tentei reunir todo mundo, em todas as fases da doença. Eles foram tãogenerosos com seu tempo e informação, mas eu sempre dizia-lhes: "Você pode me dizer o que sente?" e que iria tentar explicá-lo. Eles diriam que não é sempre o mesmo, e que você tem dias bons e dias ruins, e que você pode procurar poruma palavra e alcançá-lo, mas que não estar lá. Nós realmente pensamos sobre o que está no interior, e eu acho que é por isso que a doença de Alzheimer é tão terrível para as pessoas. Eles são como: "Bem, quem sou eu, o que se passou?" Então, eu não sei o que é isso, mas eu tenho o mais perto que eu podia. Acho que todos nós tentamos representá-la, tanto quanto possível.


Como uma cultura, nós sempre parecem pensar que podemos sair e consertar o que está errado, mas não há nadaque podemos realmente fazer para corrigir o mal de Alzheimer, neste momento. Isto é algo que a preocupa?

MOORE: Havia um artigo na revista Time, que disse que as mulheres em seus 60 anos têm uma em seis probabilidades dedesenvolver a doença de Alzheimer, que é o mesmo que a sua chance de desenvolver câncer de mama. É uma doença que está rapidamente ganhando terreno. A coisa assustadora sobre isso é que, uma vez que você é diagnosticado, há muito pouco que pode fazer para alterar o prognóstico ou mesmo a progressão. Nós não sabemos nada. Sabemos que existemcorrelações entre a saúde do cérebro e da saúde do coração. Existem alguns marcadores genéticos, mas início mais tardiotem a ver com a idade. Mas 30 ou 40 anos atrás, ninguém sabia o que fazer sobre o câncer. Com bastante dinheiro, tempo e pesquisa, há tantas coisas que eles podem fazer agora. As pessoas na comunidade do Alzheimer realmente sintem queeles estão a poucos passos de distância de algo significativo.


Kristen, você é uma atriz de sucesso que tem sido uma parte de uma grande franquia, mas neste filme, você interpreta uma aspirante, lutando para ser atriz. Como foi entrar nesse pequeno conjunto?

KRISTEN STEWART: Uma das maiores lutas de se tornar um adulto é descobrir o que você quer fazer e que te faz feliz.Lydia realmente percebi isso muito cedo. A coisa mais corajosa foi estar com ela e vê-la passar e ver se estava certa. Eu a admiro pelas mesmas razões que eu admiro alguns dos meus amigos que não conseguiram o que em última análise,gostaria de ter seus sonhos mais selvagens. Eles ainda estão trabalhando para isso. Tenho a sorte de ter tomada apóstomada à minha disposição. Eu ainda estou procurando por ele, no entanto. Com cada projeto, você sente como se estivesse tentando encontrar seu lugar para desabafar. Para qualquer ator, que é normalmente a sensação de que o leva afazer isso. Eu posso relacionar. Se eu parei de trabalhar amanhã, eu ainda teria esses impulsos e sentimentos para sair, eessas questões e desejo de explorar. Eu me sinto assim toda vez que eu estou aproximando a idéia de assumir uma responsabilidade tão grande como dizendo: "Eu sou bom o suficiente para estar no filme." É uma declaração enorme de fazer, e cada vez que eu faço isso, eu penso: "É esta a escolha certa?"


Julianne, você interpreta uma esposa e mãe no filme, e você é uma, você mesma. Como você se sente sobre encontrar o equilíbrio entre os dois?

MOORE: Uma das coisas sobre este filme que é interessante é que você vai se encontrar com uma mulher em um momento em que ela tem conseguido muito. Ela tem sido muito bem sucedida em sua carreira, ela tem um casamento feliz, e ela temtrês filhos que ela espera está bem em seu caminho para a felicidade. Você realmente vai vê-la no ponto em que todos nos sentimos como nós gostaríamos de ser. Quando ela é atingida com esta notícia, é muito dramática e bonita que altera a vida, para toda a família. Eu acho que é interessante, apenas em termos de narrativa. As coisas podem parecer ser perfeita, ou as coisas podem parecer ser estática, mas eu não sei o que sempre são. Há tanta beleza no filme. No início, você vêeste belo, maravilhoso da família. Há beleza em vê-los transformar, em reação a questões e da doença de sua mãe, e não há beleza no final, quando você percebe que tudo foi sobre isso. Nós temos esta discussão sobre trabalho e família, e como você equilibrar tudo, mas no final do dia, não é que tudo o que existe. Isso é o que nós temos. Nós temos o trabalho quequeremos fazer, de nos expressar, e nós temos as pessoas em nossas vidas que nós amamos. É interessante, porque esse é o tipo de coisas de nossas vidas.


Kristen, se você estivesse nessa situação, você acha que iria reagir como o seu personagem faz?

STEWART: Bem, eu acho que é mais fácil para uma pessoa que vive e se entrega na ambiguidade da vida, considerandoLydia é esta pessoa artisticamente inclinada que não é totalmente confortável com as respostas. Ela não professa ser capaz de dizer exatamente o que ela quer. O que ela está dizendo a você é: "Eu não sei o que eu quero, e está bem. Estouatravessando isso." Eu acho que é mais fácil para uma criança olhar para uma mãe com algo que é tão indefinível. É mais fácil para uma criança para apreciar e viver nos momentos. Só porque você não pode ter uma resposta final, em termos decomo tudo vai funcionar, ou não pode chamá-la por um nome, ainda é digna de ser vivida naquele momento potencialmentemaravilhoso. Considerando que alguém que quer mapear tudo para fora, se eles não podem resolvê-lo como uma equação,então eles não podem tê-la em suas vidas. Posso me relacionar com meu personagem, em que eu definitivamente nãotenho as respostas, e isso não é mesmo o que eu estou procurando. Eu não sou o tipo de pessoa que só precisa se sentirconcreta e como nada vai mudar. Eu me deleito na mudança. Não é que ela é mais apta ou tem as ferramentas para ser emocionalmente forte. Não é força. É apenas a maneira como as pessoas são. Dentro desta história, e dentro da realidadede alguém que pode ser semelhante, espero em Deus que eles têm alguém que não precisa de uma resposta e que esta apenas disposto a sentar lá e esquecer cada frase, e ainda desfrutar da tarde.


Algum de vocês tem alguma experiência pessoal com a doença de Alzheimer?

MOORE: Eu não tive nenhuma experiência pessoal com a doença de Alzheimer. Eu tive sorte nessa contagem.

STEWART: Eu nunca tive qualquer experiência pessoal com a doença de Alzheimer, com um membro da família ou um ente querido. Eu tenho uma história de quando eu era criança, na casa de um amigo da família para o jantar. Entrei em uma salae lá estava uma senhora lá, e eu tive essa experiência estranha. Começamos falando, e eu muito rapidamente descobriu que havia algo errado. Eu era pequena, então eu não sabia o que era, mas eu estava muito consciente de que ela era o quevocê diz sobre alguém que pode ter a doença de Alzheimer em sua idade avançada. Eu tinha essa troca com ela queapenas tivemos tanto de nós em nossos corpos e em que momento com tanta força que você podia sentir que estávamosemocionalmente ligadas, e eu pude ver em seus olhos que isso era precioso e que ela estava indo. E então, ela meperguntou onde sua irmã estava e eu era como, "Eu não sei. Tchau." Tivemos jantar, e ela estava ausente do jantar. Ela estava sentada à mesa, mas estava completamente e totalmente ignorada. Senti-me como não havia nenhuma maneira que a alma dessa pessoa, tanto quanto seu corpo e sua mente estava limitanda a ela, não estava cantando. Ela estava apenasnão sendo ouvida. Lembrei-me disso por um longo tempo. Foi a primeira coisa que eu dividi com Wash [Westmoreland] e Rich [Glatzer], quando falamos sobre o script. Eu não julgo a família que estava ignorando-a, em tudo. Eu era uma garota que estava lá por 30 segundos. Isso provavelmente não é o caso. Eles provavelmente têm essas conexões onde elesalimentam um ao outro e dão muito uns aos outros. Mas o que realmente fica preso em Still-Alice-Kristen-Stewart-Julianne-Moore-2 com essas as pessoas são esquecidas, mas elas não estão perdidas. Todo mundo poderia ser muito mais feliz etendo muito mais para se segurar. Isso me foi tão emocionalmente investida nisso, de uma forma que eu não teria sido, se eu não tivesse visto isso.


Kristen, como foi trabalhar com Julianne Moore?

STEWART: Nós nos conhecemos há alguns anos, e eu sabia que eu poderia interpretar sua filha e ter essa relação com ela.Eu provavelmente só passei, cumulativamente antes este filme, muito pouco tempo com ela.

MOORE: Era hora em eventos, e outras coisas.

STEWART: Mas o que eu encontrei, além do que eu esperava, que ela transcende o aspecto técnico do que ela faz, mas ela pe mestre do nisso, e, na verdade, é capaz de viver e respirar na mesma. Eu sou uma garota, de modo que parece bobagem para mim falar disso, mas eu vi um monte de gente fazer isso. Eu estava realmente alimentada pelo fato de que ela realmente gosta de ficar em cima do lado emocional e espontânea e assustadora com o lado controlado e preparado.Uma vez que ela está lá, ela deixa-se estar lá. Eu a amo, e é estranho para falar sobre ela em uma sala como esta, mas eu estou com franqueza e embaraçosamente dizendo, para todos, que se chamarem de idiota, teríamos sérios problemas.


Aprendi muito. Eu aprendo muito com os atores que eu não acho que sou tão boa. Toda experiência molda você. Eu tiveexperiências com atrizes - e digo atrizes porque não é só uma coisa de mulher - que alcançaram o que ela está alcançado,por meios que eu não consigo entender. Quando me encontrei com Julianne e realmente comecei a passar por este processo com ela e foi capaz de observar essa tarefa monumental que ela foi concluída, eu poderia totalmente relacionar com a forma como ela se aproxima de tudo. Isso me fez sentir tão bem. Eu quero saber para onde estamos sendo vistos a partir do eu quero saber todos os ângulos, eu quero falar com de D.P., e eu quero incomodar o diretor, durante todo o dia,sobre o a lista de filmagens é porque eu quero ser capaz de utilizar a cada meio segundo de só temos para contar a históriaque temos para contar. Isso é divertido. Eu não acho que qualquer coisa que leva longe de ser completamente enraizada,envolve e perde em uma situação. Ela é uma técnica emotiva. Eu nunca tinha visto ela, e me faz sentir melhor sobre não sero tipo de pessoa que é como, "Oh, eu não sei mesmo onde está a câmera, eu só fico assim nele." Não, ela sabe. É por isso que ela é melhor do que você.


Julianne, como você se sente sobre trabalhar com Kristen Stewart?

MOORE: Ou você gosta de uma pessoa ou você não gosta de uma pessoa. Eu não tenho que amar alguém para trabalhar com eles. Eu sou uma pessoa profissional. Mas quando você recebe o bônus de realmente gostar de alguém e realmente se conecta com eles e realmente apreciá-los, é uma coisa fantástica. E eu acho que nós sentimos que, como povo, como atores e como parceiros. É muito libertador. Ela fez tudo muito, muito fácil para nós.


Kristen, o que você procurar, em um personagem, ao assinar por um filme?

STEWART: A maioria dos trabalhos que eu fiz, eu tenho sido tão pessoalmente desenhada para que eu senti que era aforma mais honesta de fazê-lo, não só para o bem do projeto, mas pela razão de que eu sou uma atriz. Tenho muito raramente saido de mim para interpretar um personagem que eu não conseguia entender completamente. Eu não sei se eu nunca vou fazer isso. Talvez um dia. Eu não sei. Não há algo específico através de viver para os personagens que eugravio. Eu acho que me faz ver neles, porque eu não posso esconder isso e eu não estou tentando. Já interpretei alguns personagens que foram baseados em pessoas reais, e aqueles foram os momentos em que me sinto a mais esticada. Mas, mesmo assim, acho que a razão pela qual eu estava atraída por essas personagens foi porque eu senti uma quantidade inacreditável de mim neles, e aspectos desconhecidos de mim neles, o que é mais importante. Eu não estou totalmenteinteressada em apenas atuar coisas que eu sei. É claro que eu estou confortável correndo a mão pelo meu cabelo em ummomento em que eu me sinto insegura, e que pode ser capturado no filme, assim você pode me atribuir essa afetação para a vida, e isso é bom. Mas a razão pela qual está acontecendo é porque eu quero estar lá e eu quero fazê-lo. Eu quero saber por que eu estou trabalharam sobre um projeto. Eu quero saber por que eu tenho esse sentimento quando eu li o roteiro, ou eu pego o telefone com um diretor. Eu preciso vivê-lo, para que eu possa chegar ao outro lado. A aprendizamento é 20/20 e eu aprendi alguma coisa, mas, no momento, estou totalmente lá. Isso é o que eu gosto de fazer.

Still Alice será lançado nos cinemas em 16 de Janeiro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário