Image Map

Jodie Foster Defende Kristen Stewart

Jodie Foster que trabalhou com kristen Stewart em "Panic Room",  recentemente escreveu uma carta onde defende Kristen.

Todos nós vimos as manchetes nas bancas. “Kristen Stewart pega.” Nós todos folheamos as páginas brilhantes aqui e ali. “Kris e Rob um casal?” Todos nós vimos as fotografias. “Eu gosto desse vestido. Eu odeio o cabelo. Casal fofo. Sapatos ruins.” Não há culpa nenhuma em reconhecer o interesse humano em lençóis públicos. É tão velho quanto as montanhas. Endeuse lindas jovens e então puxe-as para baixo da terra para olhar suas costuras. Veja, elas são como nós. Mas nós raramente consideramos as infâncias que nós inconscientemente destruímos nos processo.
Eu tenho sido uma atriz desde que eu tinha 3 anos, 46 anos até a data. Não tenho lembranças de uma infância longe do olhar do público. Dizem-me que as pessoas me veem como uma história de sucesso. Muitas vezes completos estranhos se aproximam de mim e perguntam: Como você ficou tão normal, tão bem ajustada, tão privada? Eu normalmente minto e digo, “Apenas entediante, eu acho.” A verdade é, como algum mutante radioativo curioso, eu inventei minhas próprias ferramentas góticas de sobrevivência. Eu inventei regras para controlar os olhares ferozes. Talvez eu tenha organizado minhas opções de carreira para conceder a mim (e aos que eu realmente amo) o máximo de dignidade pessoal. E sim, eu tenho neuroticamente me adaptado para o esporte gladiador da cultura da celebridde, a crueldade de uma vida vivida como um alvo móvel. Na minha época, por meio da disciplina e força de vontade, você poderia conseguir alcançar uma carreira de estrela e ter a autenticidade de uma vida privada. Claro, você teria de perder sua espontaneidade na elaborada arquitetura. Você teria que aprender a submergir sob o ar poluído e respirar através de um canudo. Mas pelo menos você poderia se levantar e dizer, eu não vou participar voluntariamente na minha própria exploração. Não mais. Se eu fosse um jovem ator ou atriz começando minha carreira hoje na nova era das mídias sociais e sua temporada sancionada de caça, eu iria sobreviver? Eu me afogaria em drogas, sexo e festas? Eu estaria perdida?
Eu disse isso antes e irei dizer novamente: se eu fosse uma jovem atriz hoje, eu iria desistir antes de começar. Se eu tivesse que crescer nessa cultura da mídia, eu não acho que emocionalmente eu poderia sobreviver. Eu apenas iria desejar que alguém que me amasse, que realmente me amasse, colocasse seus braços ao meu redor e me levasse em segurança. Sarah Tobias nunca teria dançado antes de seus estrupadores em The Accused. Clarice nunca teria compartilhado o gritaria terrível de carneiro para o Dr. Lecter. Outra atriz poderia com certeza ter tomado meu lugar, aberto sua alma para criar aqueles personagens, se render as suas vulnerabilidades. Mas ela teria sobrevivido aos paparazzi em sua janela, a perseguição online, as humilhações públicas, sem uma overdose em um quarto de hotel ou enfiando agulhas em seu rosto até que ela se torne irreconhecível até mesmo para ela?
Atuar é tudo sobre vulnerabilidade de comunicação, permitindo a verdade dentro de si brilhar, independentemente de parecer insensato ou vergonhoso. Abrir e se dar completamente. É um ato de liberdade, amor, conexão. Os atores desejam serem conhecidos no jeito mais profundo pelas sutilezas de seus personagens, por suas imperfeições, suas complexidades, seus instintos, sua disposição para cair. Quanto mais destemido que você seja, quanto mais verdadeira é a performance. Como você pode fazer isso, se você sabe que irá ser pessoalmente julgado, espetado, traído? Se você é inteligente, você aprende a desassociar intencionalmente, para fragmentar. Colocar suas emoções em uma caixa de segurança definitivamente vem a calhar quando o público joga pedras. O ponto é sobreviver, intato ou não, qualquer que seja o custo emocional. Afinal, eles estão sendo pagos. Simplesmente para definir o protocolo de direito, um salário pago por uma performance nas telas não inclui o direito de invadir a privacidade de ninguém, de destruir a sensibilidade de outro alguém.
Em 2001 eu passei cinco meses com Kristen Stewart no set de Panic Room, a maioria confinadas em um espaço do tamanho de um closet em Manhattan. Nós conversávamos e ríamos por horas, compartilhando mistérios espontâneos e desabafando nosso tédio. Eu cresci amando essa garota. Ela completou 11 anos durante as filmagens e em seu aniversário eu organizei uma banda de Mariachi para fazer uma serenata para ela no bar de taco enquanto ela soprava as velas. Ela relutante dançou ao redor de um sombreiro comigo mas logo correu para agarrar e um jogo elétrico do departamento do basquete. Sua mãe e eu assistimos ela pular, depois da bola tocar cada cesta da equipe. “Ela não quer ser uma atriz quando crescer, quer?” eu perguntei. Sua mãe suspirou. “Sim… infelizmente.” Ambas sorrimos e encolhemos o ombro com a ambivalência nascida da experiência. “Você não consegue falar com ela para ela pular fora?” eu perguntei novamente. “Ah, eu tentei. Ela ama isso. Ela simplesmente ama isso.” Mais suspiros. Nós a assistimos correr a quadra por um tempo, nós duas em silêncio, cada um com seus pensamentos. Eu estava grávida naquela época e me encontrei delirando sobre a criança que eu logo teria. Ela seria como Kristen? Todo esse lindo talento e determinação – ela iria pular e fazer uma cesta e me fazer tão orgulhosa?
Há essa imagem que eu tenho do momento perfeito. Pra mim é como um formato de filme caseiro de 8 milímetros, com vermelho e azul saturado, sem som, apenas uma sequência arranhada – há uma garotinha de cabelo branco girando no surf. Ela está cantando no alto de seus pulmões, pulando e girando na água fria, toda salgada, areia, cheia de alegria e confiança. Ela não tem noção da câmera, claro, em seu próprio mundo. A câmera balança um pouco. Talvez a mãe dela esteja rindo por trás da câmera. Pode uma criança ser mais amada que essa, nesse momento? Ela é perfeita. Ela é absolutamente perfeita.
Corta para: Hoje – Uma jovem linda mulher andando em passos largos na calçada sozinha, cabeça baixa, mãos fechadas em punho. Ela está andando rapidamente, se movimentando perto de um homem grande com câmeras pretas empurrando em sua boca e tórax. “Kristen, como você se sente?” “Sorria Kris!” “Hey, hey, você a pegou?” “A peguei. A peguei!” A jovem mulher não chora — fod*-se não. Ela não olha pra cima. Ela aprendeu. Ela mantem a cabeça baixa, o semblante, punhos em seus bolsos. Não fala. Não olha. Não chora.
Minha mãe tinha um ditado que ela compartilhava após cada pequena injustiça, cada mágoa, cada momento de sofrimento. “Isso também passará.” Deus, eu odiava essa frase. Ela sempre parecia tão banal e fora de alcance, como se ela estivesse me dizendo que minha dor era irrelevante. Agora isso só parece estranho, mas é estranhamente verdade… Eventualmente tudo isso passa. Os horrores públicos de hoje eventualmente passam. E, sim, você é transformado pelo terrível despertar do juízo que eles deixaram para trás. Você confia menos. Você calcula seus passos. Você sobrevive. Esperemos que no processo você não perca sua capacidade de jogar os braços para o ar novamente e gire em um selvagem abandono. Esse é o último “fod*-se” e – finalmente – o instrumento de sobrevivência mais bonito de todos. Não deixem que tirem isso de você.

Fonte|Via: La Saga Robsten

Nenhum comentário :

Postar um comentário