Image Map

NOVA ENTREVISTA DE ROB PARA YAHOO SINGAPURA NO PRESS JUNKET DE 'LIFE' NO BERLINALE



PT Entrevista 1 - Desde que os filmes de Crepúsculo transformou-o em um objeto de atenção de massa, Robert Pattinson tentou encontrar sua maneira clara do fã obsessão e deixar sua marca como um ator sério. Os filmes como Cosmopolis e Bel Ami ajudou audiências à se distanciar de seu vampiro alter ego, e agora, em LIFE de Anton Corbijn, Pattinson dá o que é sem dúvida o melhor desempenho de sua carreira. O galã interpreta Dennis, o fotógrafo cujas fotos do icônico James Dean durante os últimos meses de sua vida, antes de ter sofrido um acidente, como lenda do ator ainda mais do que seus filmes.

"James Dean é muito mais uma figura emblemática para mim", diz Pattinson. "Ele representa jovens descontentes e alienados de uma maneira poderosa que ainda ressoa com a gente. Essas fotos de Dean, como aquela em que ele está andando na Times Square, são muito mais parte de nossa imagem e impressão dele do que seus filmes. Você pode sentir sua aura mística e nessas fotos."

Foi uma escolha irônica de papéis para Pattinson, que era capaz de experimentar como é a vida do outro lado da lente da câmera: "Quando você está no tapete vermelho, é uma experiência estranha, porque você não vê os fotógrafos porque você está cego pelas luzes e flashes na maioria das vezes! Como fotógrafo, você começa a se esconder atrás de sua câmera."


Um dos filmes mais quentes no recém-concluído Berlin International Film Festival, LIFE explora as vidas paralelas de James Dean - interpretado por Dane DeHaan - e Dennis Stock (Pattinson), enquanto o último foi em uma viagem para tirar fotos de Dean como parte de um atribuição para Life Magazine, uma das revistas mais populares de sua época. As fotos, posteriormente, tornou-se uma lenda e posters que os jovens iriam colocar em suas paredes como um símbolo de rebelião jovem e suave.
Pattinson não só entendeu alguma coisa de como James Dean deve ter sentido quando sua carreira explodiu dentro de um curto espaço de tempo em Hollywood, mas também como as estrelas de hoje - Pattinson incluído - são tão superexposta que perdem todo o mistério.
"As pessoas não sabem muito sobre a vida privada de Dean e as fotos que tirou dele tinha muito mais impacto e significado do que qualquer coisa que você poderia imaginar hoje", Pattinson brinca sobre o trabalho do fotógrafo, que faleceu em 2010.
Para o diretor Anton Corbijn, o filme também tem um significado mais profundo em que, antes de ele se tornou mais conhecido como cineasta, ele alcançou a fama considerável para a sua sessão de fotos do Joy Division, Ian Curtis da NME pouco antes de ele se enforcar. Como Stock fez com suas fotos de Dean, As imagens de Curtis tiradas por Corbijn tem em sua própria maneira amplificada a lenda do cantor lendário e Corbijn posteriormente dirigiu o controle filme que retratava a vida escura e difícil de Curtis.

Usando uma barba bastante exuberante e vestindo agradavelmente desgrenhado, Robert Pattison foi recebido por adoranda multidões durante a sua estadia no Festival de Berlim. Ele estava vestindo uma jaqueta Armani cinza e calça jeans para o nosso bate-papo no Hotel cinco estrelas de Rome.
Além da Life, o público vai ver Pattinson interpretando Col. TE Lawrence em Queen of the Desert, um filme estrelado por Nicole Kidman e dirigido por Werner Herzog.

A ENTREVISTA

Q: Robert, o que deve ter sido inspirador para desempenhar um fotógrafo icônico como Dennis Stock?
PATTINSON: Suas fotos têm desempenhado uma grande parte da nossa consciência coletiva de James Dean e o mito de que ainda rodeia 55 anos após sua morte. Quase todo mundo já viu algumas dessas fotos e assim por muitas pessoas, incluindo eu mesmo ter sido influenciado por nossa imagem e percepção de Dean e como ele representa jovens descontentes. Dean ainda é uma das principais figuras que representam uma espécie de desafio e rebelião e alguém que sentiu a confusão de ser jovem e não querer obedecer ou seguir as regras. Há muito poucos fotógrafos que foram capazes de capturar esse tipo de mística do caminho Dennis da fiz.

Q: Como você se relaciona com Dennis Stock e seu trabalho como fotógrafo?

PATTINSON: O que me fascinou foi a de que ele era um artista que estava lutando com vida até suas próprias expectativas sobre o que ele deve fazer como um artista. Ele não sente que está cumprindo o suficiente ou fazendo o tipo de trabalho que ele quer fazer. Eu passei muito tempo lidando com o mesmo tipo de problemas e tentar alcançar os objetivos que eu estabeleci para mim mesmo e querendo fazer o melhor trabalho possível. Eu ainda estou muito levado a fazer um trabalho que me desafia.

Q: Será que você passou por uma fase de James Dean em seus dias mais jovens?

PATTINSON: (Risos) Eu acho que quase todo ator tem um momento na sua vida quando eles são ou obsessão por James Dean ou tentando imitar algum aspecto de sua personalidade ou o seu estilo de atuar. Eu era um fã dele antes mesmo que eu queria me tornar um ator. Nós todos queremos ter um look tão legal quanto ele fez, embora seja praticamente impossível! (Risos) Eu admiro muito o seu trabalho, embora eu não acho que eu sou nada parecido com ele e eu não teria coragem de me comparar a ele.

Q: Você já quis interpretar Dean para si mesmo?

PATTINSON: Não! Eu não teria coragem. E eu acho que Dane (DeHaan) faz um trabalho brilhante.

Q: Que tipo de pesquisa você fez para se preparar para o filme?

PATTINSON: Anton (Corbijn) me mostrou uma entrevista gravada com Dennis da em que ele foi muito rude com o entrevistador. Ele sempre foi uma figura muito complexa e ele tinha muita raiva dentro, porque ele era muito ambicioso e queria deixar sua marca como artista. Ele era muito ciumento de outros artistas.
Eu também passei vários meses aprendendo a usar uma câmera e trabalhar com câmeras a forma como um fotógrafo profissional usaria. Eu tomei um monte de fotos e praticado o tipo de movimentos de um fotógrafo faz durante o trabalho. Para um fotógrafo, a câmera é basicamente uma extensão do seu corpo e ele se esconde atrás dele, enquanto ele está tirando fotos.

Q: Dennis Stock estava muito em conflito sobre sua obra. Você estava da mesma maneira?

PATTINSON: Eu tenho sofrido com a falta de auto-confiança. Você se preocupa que você está apenas fingindo e as pessoas vão começar a ver através de você. Assim que o medo me faz continuar e me inspira a assumir como muitos desafios que eu puder. Eu estava fazendo coisas muito mais difíceis para mim constantemente se preocupar com o meu trabalho e então eu comecei a perceber que eu só tinha que simplificar a minha abordagem e deixei meus instintos assumir. Eu me sinto muito mais confiante agora, mas eu ainda tenho bastante dúvidas que me fazem querer continuar melhorando e evoluindo como pessoa e como ator.

Q: Este tipo de filme que aborda a questão da celebridade e como um ator torna-se maior que a vida. Você já experimentou, com o seu trabalho como Edward Cullen nos filmes de Crepúsculo. Como você tem a transição do passado que faz parte de sua carreira?

PATTINSON: Tornou-se muito mais fácil quando os anos passaram. Não é apenas o que tem sido há alguns anos desde a última Crepúsculo, também é que eu me tornei muito melhor em lidar com a atenção.

Uma das coisas interessantes sobre o filme é que ele lida com a forma como alguém como Stock pode bloquear a si mesmo e ficar em seu próprio caminho por causa de seus medos e ciúmes. Ele queria ser visto como um artista da mesma forma que Dean estava e esta foi uma questão complexa para ele. Eu também lidou com as minhas próprias ansiedades em termos do que eu queria alcançar e meus próprios objetivos artísticos.

Q: Como você se sente esse processo é bem vindo?

PATTINSON: Eu sinto que eu estou onde eu quero estar. Eu não me sinto frustrado mais pelo legado do Crepúsculo e do fato de que eu fui identificado com o meu trabalho nesses filmes. Eu sabia que ele ia levar algum tempo antes que as pessoas estivessem capazes de me ver de uma forma diferente e que eu teria que atuar em um monte de papéis diferentes para agitar as expectativas de mim para as pessoas. É normal por causa do enorme sucesso desses filmes. Mas, no longo prazo, eu tentei a beneficiar da atenção que ganhei e encontrar tantos papéis interessantes que eu puder. Acho que as pessoas estão começando a me ver de maneira diferente agora.

Q: Houve algum no filme em particular que ajudou você sentir que está no caminho certo em termos de sua carreira?

PATTINSON: Eu era uma espécie de deriva e incerto do que os tipos de filmes que eu queria fazer até que eu fiz Cosmopolis com David Cronenberg. Ele me ofereceu o papel do nada apenas algumas semanas depois que eu tinha terminado o último filme de Crepúsculo e de repente eu estava fimando para esta história incrível e interpretar um personagem muito complicado. Isso mudou a minha perspectiva e eu sabia que esse era o tipo de trabalho que eu queria fazer. Ele fez uma grande diferença para mim.

Q: É mais fácil ser Robert Patttinson agora?

PATTINSON: (risos) Eu não sei ... mas eu estou tendo muito mais diverção agora. Você precisa passar por todas as coisas que estão prendendo para trás e então tudo começa a se tornar muito mais fácil em geral.


Nenhum comentário :

Postar um comentário