Image Map

NOVA ENTREVISTA COM STEPHENIE MEYER

Após o chat, Stephenie deu uma pequena entrevista muito bacana ao site Cinema Blend. Ela fala sobre muitas coisas relacionadas ao filme e também ao livro, como por exemplo, os cortes que ocorreram no filme, a sequência do livro, os personagens e uma infinidade de outras coisas. Vale muito a pena ler.


Stephenie Meyer sobre A Hospedeira, escrevendo a sequência e Vampiros vs. Alienígenas
O que é mais divertido, alienígenas ou vampiros?

Bem, obviamente cada um tem o seu encanto. Eu não sei. É estritamente divertido – você pode ter muita diversão com os vampiros. Há um pouco mais de – Eu não sei ao certo… Eu não quero dizer alguma bobeira, porque obviamente eles se levam muito a sério. Mas há a coisa do “super herói”. Eles têm habilidades diferentes. Eles podem correr rápido e levantar coisas pesadas. Os alieníginas estão limitados a serem muito humanos. Então eu acho que, apenas puramente por diversão, provavelmente os vampiros. Mas os aliens, para mim, são como uma fantasia mais realística.



O que você acha que, particularmente, vai atrair os fãs de Crepúsculo para The Host?

Eu sinto que, se eles gostam do meu estilo de contar as histórias, ainda é o mesmo. A história é muito diferente, mas sempre vai ser romance. Eu escrevi [o livro] , então há definitivamente algumas cenas românticas. Mas há também algumas performances realmente magníficas. Você tem que ver William Hurt como Jeb. É realmente incrível. E Saoirse – ela não é um nome familiar, provavelmente porque não se pode ler o nome dela agora. Eles irão, no entanto. Ela é incrível. Só para vê-la fazer disso uma grande performance, onde ela tem que interpretar duas pessoas e realmente trabalhar com isso, vale a pena o preço do ingresso, com certeza.

Há alguém do filme – qualquer um dos atores – que desempenhou a atuação que você acha que está realmente mais próximo de como você imaginou o personagem quando você escreveu o livro?

Sim, todos eles fizeram um ótimo trabalho. As honras tem que ir para Saoirse, particularmente por sua interpretação da Peg. Eu acho que Melanie era um pouco mais fácil para ela, porque ela meio que se relaciona com essa menina, mas Peg não é nem mesmo humana. E uau, ela cria essa pessoa, essa entidade.

E realmente, para mim, ela incorporou essa personagem, que realmente poderia parecer como alguém. Então, a aparência não é uma coisa tão importante, mas ela tem essa pessoa de outro mundo, onde ela é apenas alienígena. É incrível.

Eu estava assistindo o Google Hangout que você fez anteriormente. Você mencionou um par de coisas. Uma delas era que você estava trabalhando em um novo projeto. Você não entrou em detalhes sobre isso, só que estava tentando se desviar de qualquer coisa que envolvesse olhos. E a outra coisa era a possível sequência para The Host. 


Você pode falar um pouco sobre em que você está trabalhando e quando podemos esperar para ver outro livro?

Sim, estou trabalhando na sequência The Host. Eu não tenho idéia de quando isso estará terminado. E quando eu digo que ele está terminado, eu ainda tenho que fazer o processo de edição, que pode ser extremamente longo. Está indo muito devagar agora e eu tenho essa turnê do filme chegando, na qual eu sei que vai – eu não posso trabalhar na estrada. Estou muito mal com isso, mas eu não consigo o foco de que preciso quando eu não estou tendo muito tempo. Quero dizer, não é estar viajando, é estar sendo interrompida a cada hora. Então, eu não sei quanto tempo isso vai levar. Eu adoraria lançar o livro este verão, mas isso é extremamente improvável. Eu teria que criogenicamente congelar meus filhos. E o meu marido. E se alguém sabe como fazer isso, me ligue.

Quanto ao outro projeto que eu estava falando, era o “Down a Dark Hall”, que era o meu romance favorito do Lois Duncan quando eu era criança, no qual nós compramos os diretos um tempo atrás. Estamos trabalhando no roteiro. Isso surgiu, apenas uma coisinha com alguns efeitos especiais nos olhos, e eu sou tipo, “Não, sem olhos. Não pode fazer isso.”

Desde que você teve tal sucesso, isso muda o seu processo de escrita por saber que qualquer coisa que você escreva pode potencialmente se tornar um filme?

Você sabe, isso muda o meu processo de escrita mais com a idéia de que o que eu escrevo, alguém vai ler, e que, na verdade, realmente me atrasa. Eu fiz um trabalho muito melhor escrevendo mais rápido quando eu poderia mentir para mim mesma e dizer: “Bem, ninguém nunca vai ver isso, além de mim.” Essa é uma ferramenta muito útil para mim. Se eu pudesse me convencer de que era o caso, eu acho que eu seria capaz de escrever mais rápido. Mas eu me questiono muito depois, sabendo que as pessoas vão ver as coisas. No que diz respeito à matéria-prima do filme. Eu não acho que isso me afeta tanto – De vez em quando, é verdade que fiquei rondando a idéia, eu tenho essa nova forma na espera. Quero dizer, demorará um tempo até que eu possa chegar nela. Mas eu gosto da idéia porque é impossível de se filmar. Eu só não acho que você pode fazer isso. Isso realmente faz com que seja do tipo intrigante. Você não pode fazer dessa [história] um filme. Eu acho que há algo de libertador nisso.

Qual é a maior mudança pela qual você passou como uma autora, quando você olha para as coisas que você escreveu e pensa “Eu eu não iria escrever isso desta forma, agora” ?

Espero que eu esteja melhor. [risos] Eu espero que eu tenha ficado mais forte como uma escritora. Eu olho para trás, para as coisas, e quando releio meu trabalhos, eu sempre encontro tantas coisas que eu faria diferente. Não é tanto sobre história, mas só na forma como eu conto ela. Há palavras que eu sou como, “Oh, eu queria que eu não tivesse colocado desse jeito. Eu queria ter tirado aquela frase.” É muito fácil para mim se questionar depois. Esse é um dos problemas de saber que as pessoas vão ler o seu material. Uma vez que é impresso, você não pode mais fazer alterações. Para alguns de meus outros amigos autores com quem eu tenho falado, isso também é difícil para muitos deles. Uma vez que está fora de suas mãos, então, de repente, está escrito em pedra. Você não pode realizar essas mudanças que ainda deseja fazer. É muito, muito difícil.

Haverá grandes mudanças do livro para o filme?

A grande mudança é que nós apenas tivemos que cortar basicamente 500 páginas do livro. E assim, ele é definitivamente simplificado para as relações essenciais do núcleo da história. Além do que, eu sinto que isso dá uma visão muito verdadeira do mundo. Os personagens que são os principais são muito traduzidos em si. Eu não acho que eles foram transformados em outra pessoa.

Visualmente, eu acho que é realmente um pouco mais elevado. Porque na minha versão da história, não havia uma grande mudança no planeta Terra. Ele ainda parecia muito o mesmo. Mas Andrew é uma pessoa incrivelmente visual, e um gênio. E assim ele entrou nisso e fez o mundo das Almas um pouquinho diferente de como o dos humanos é . As pessoas se vestem melhor. Elas são mais limpas, todo mundo é um pouco mais brilhante. A sensação é um pouco diferente. Ainda é, obviamente, o planeta Terra, mas não é bem o lugar em que você pode andar e se sentir parte dele. E eu achei que isso foi brilhante. Eu realmente adorei.

Você pode nos dizer por que você escolheu os alienígenas?

Aliens são muito mais a minha base do que vampiros, com certeza. Eu cresci lendo fantasia e ficção científica . Eu nunca realmente leio terror . Antes de eu escrever Crepúsculo, eu nunca li um livro com um vampiro. Então isso foi muito … não a minha área. Enquanto que com os alienígenas, eu me sinto totalmente confortável. Eu amo aliens. Eu sempre fui atraída por filmes e histórias de alienígenas. Eu amo isso. Então, para mim, isso é apenas um lugar que eu gosto explorar.

Você tocou nisto um pouco antes. Você tem alguns atores veteranos maravilhosos neste filme, como William Hurt interpretando Tio Jeb e Frances Fisher interpretando a Maggie. Você pode falar sobre o que eles trazem para o filme?

Tanto. Oh meu Deus. É realmente incrível. Frances Fisher tem um papel menor do que William Hurt, mas ela é realmente fantástica em tudo que faz. Mas William tem um papel importante, e ele vai ao centro de pensamento. Ele é a pessoa que está a mais tempo, que já viu muito e que vem com a sua própria filosofia de vida. Toda vez que ele está em uma cena, é como “Ahh”, as luzes dos anjos descendo nela. É incrível. Acho que as pessoas vão adorá-lo como Jeb. Eu acho que pode ser o mais fiel ao romance, a aparência, o som de sua voz, a forma como ele faz as coisas. Acho que as pessoas vão ficar como “Sim, não há mais ninguém que pudesse fazer isso além dele”.

Na outra ponta, além de atores veteranos, você tem um ator muito jovem, Chandler Canterbury. Você recentemente, em Crepúsculo, estava trabalhando com outra jovem atriz, Mackenzie Foy. E agora você tem Chandler neste, que tem outro papel fundamental. Você pode falar sobre o que este jovem artista traz para o filme?

Ele é fantástico. Nós tivemos tanta sorte. Você sabe o que dizem, nunca trabalhe com crianças ou animais. Nós continuamos fazendo isso, mas ambos os dois jovens atores – que realmente trabalharam juntos antes – nós acabamos tendo estes pequenos adultos que são muito sérios sobre seu trabalho, que entendem completamente o que estão fazendo. Não é a situação com pais atores, estas são crianças que realmente amam atuar e se divertem com isso. E Chandler, ele é adorável, mas ele também é muito, muito talentoso.

Você compra ele e seus sentimentos. Eles estão lá. Há uma cena com ele e Wanda, e o relacionamento entre eles é tão verdadeiro. Eu me lembro , Andrew estava espantado. Ele estava chorando nesta cena, e ele estava como, “É como se o garoto realmente pudesse controlar suas lágrimas e fazê-las parar em seu rosto no lugar perfeito.” Ele é extremamente talentoso e é maravilhoso tê-lo. Neste mundo pós-apocalíptico, onde tudo é muito crítico, ter um filho, põe tudo em perspectiva. Para mim, como mãe, faz você levar a sua situação muito mais a sério, quando você vê uma criança que sofre neste mundo em que vivemos agora. Então eu sou muito grata por encontramos alguém e que ele queria fazer isso, porque ele é incrível se ter.

Quais características Saoirse incorporou como uma atriz que você achou que eram perfeitas para o papel principal?

A principal coisa é que ela é um dos atores mais incríveis que eu já tive o privilégio de assistir e trabalhar. Sabíamos que com este papel, é muito complicado. E sem alguém que pudesse transformar-se em ambas as personagens e ser super convincente, isso não ia funcionar. Tínhamos que ter uma atriz incrível. Então essa foi a principal coisa, que era encontrar uma atriz que fosse muito boa. Então, quando você passar por isso, as habilidades dela que são especiais para ela – um, é que ela é tão volátil. Ela é uma menina tão madura quando você a conhece, mas se você ver uma foto dela em um tapete vermelho, é como se ela fosse de outro planeta. Ela é apenas esse feixe de luz. Ela é incrível. Isso funcionou tão bem, essa parte dela que é alheia ao mundo, para interpretar um alienígena, uma alien altamente pacífica de uma civilização avançada, é muito convincente. Porque ela é apenas diferente. Ela não é bem como nós.

E então, ela também tem a habilidade de interpretar uma sobrevivente feroz. Se você já a viu em Hanna, sabe o que eu estou falando. E que, na verdade, foi o filme que os outros produtores me levaram a assistir. Porque o meu primeiro instinto quando disseram Saoirse Ronan era “Muito jovem. Eu não quero fazer esse triângulo adolescente novamente. Vai ser muito como Crepúsculo…” Eu era uma espécie de “absolutamente não, ela é fantástica, mas não”. E eles disseram: “Vá vê-la em Hanna”, e por isso eu fiz muito a contragosto. E eu tinha certeza de que não ia mudar de opinião. E eu estava no telefone com eles antes dos créditos finais terminarem. Eu estava como, “Ok, ok. Contrate ela. Se ela estiver disposta a fazê-lo, faça qualquer coisa que tiver que fazer para conquistá-la.” [risos] Ela é incrível. Eu realmente acredito que ela possa fazer qualquer coisa. Eu mal posso esperar para ver o que ela pode fazer depois, porque ela é tão fenomenal.

O tipo de mensagem oculta em suas histórias realmente tem a ver com amor. Você pode falar um pouco sobre qual a mensagem que você quer que o público receba com The Host?

Eu nunca propositalmente coloco mensagens nas minhas histórias. Estou sempre tentando me entreter e então depois eu sou como, “Ok, talvez isso é o que eu estava pensando.” Mas com este, parece muito que é sobre amor, mas não o amor romântico. Definitivamente o amor romântico é uma parte dele, mas o espectro cheio de amor. Você meio que começa a explorar o amor que você tem com o seu povo e o lugar onde você pertence e como isso muda quando você encontrar um novo lugar.

Há um aspecto de traição para isso. A personagem principal é uma pessoa verdadeiramente boa que tem que trair outras pessoas muito boas e isso é um grande problema. E há também o amor de mãe que ela tem pelo o irmão desta outra pessoa, onde ela se sente muito ligada a isso. E ser capaz de trabalhar alguns desses temas da maternidade nisso. Porque isso é uma parte muito importante da minha vida, isso foi importante. E então você também tem o amor de irmã, o que é algo que não sou muito familiarizada . Eu tenho duas irmãs que sou muito próxima. O relacionamento dela com Melanie começa bem antagônica, mas se torna a relação mais marcante de sua vida. Ela está disposta a sacrificar tudo para dar de volta a vida à uma garota que se torna sua irmã. É como um espectro de amor e você começa a explorar muito mais ângulos do que você faria se estivesse apenas fazendo um romance.

Além da parte da cena dos Cheetos não fazendo parte do filme, o que não poderia ter que você achou mais angustiante como escritora?

Alguns dos personagens – Walter não existe nesta história. E isso é o que minha mãe mais ficou triste por mim, porque ela ama Walter. Ele foi difícil de perder. Um monte de personagens menores – alguns deles aparecem nos filmes, mas nem sequer chegam a ser nomeados. É muito difícil porque muitas dessas histórias ficam um pouco de lado, e para mim, eles significam muito, porque é uma desses pedaços da vida real. E nós não poderíamos ter a cena do jogo de futebol no filme, que é uma pequena tragédia como sempre é quando você adapta. Você perde essa coisa que você realmente teria gostado de ver. Mas, no final, há um nível de realismo que você tem que alcançar quando você tem um livro de 600 páginas para se adaptar. Você sabe que vai perder 5/6 do que você fez. E depois é só isso, as coisas mais importantes. E eu acho que Andrew fez um trabalho realmente maravilhoso de firmar isso. Ele pegou as coisas que são realmente importantes. O núcleo e centro da história estão lá, e todos os elementos que estão no filme a partir do livro são muito fiéis ao livro, por isso parece familiar e correto.
Você poderia ter ambientado essa história de invasão alienígena em qualquer lugar, o que fez você ambientá-la na Louisiana e no deserto do Arizona?

Ela nunca foi ambientada em Louisiana no livro. Isso foi algo que fizemos no filme que acabou sendo uma boa escolha. Louisiana é o lugar para filmar nos dias de hoje. Eles têm as facilidades e isso só faz mais sentido em seu orçamento, de modo geral. Nós poderíamos ter. Essa parte da história se passa, alguns delas em San Diego e algumas delas no sudoeste. Decidimos abraçar a localização, em vez de tentar escondê-la e fingir que estávamos em outro lugar. E isso acabou sendo fantástico, porque fomos capazes de realmente celebrar as únicas, coisas bonitas sobre essa área. E então nós filmamos a parte do deserto no Novo México. Temos algumas locações realmente impressionantes. Nós fomos muito afortunados, é tão bonito.

As coisas que eu escolhi no romance, quando escrevi minhas outras séries, muito disso era sobre a fantasia para mim. Então, eu escrevi onde eu realmente nunca estive. Eu sempre quis crescer em Washington. Eu pensei que seria ótimo. A chuva e verde, eles têm leitos de riachos que têm água em si ao invés de ser cheio de pedras. Eu sempre fui fascinada por aquele mundo, porque eu cresci no deserto e era a minha casa e é isso que eu estava acostumada. Quando escrevi The Host, é sobre a minha casa de diferentes maneiras. É um lugar que eu conheço e que me me sinto confortável nele. A história é mais familiar para mim porque é o meu gênero. Eu gosto de ficção científica. Esse é o meu mundo favorito. Então eu também ambiento isso em meu mundo físico, onde eu vivo. Parecia a coisa certa a se fazer e, em alguns aspectos, é mais pessoal para mim.

Há um triângulo amoroso muito original na história. Quase como um quarteto do amor. Você pode falar um pouco sobre de onde veio a idéia de adicionar aquele quarto elemento?

O triângulo amoroso foi realmente o início que pensei que leva a história. Era a idéia de duas pessoas em um só corpo apaixonadas pela mesma pessoa. Um triângulo ciúmento onde você não poderia escapar da outra pessoa. Você não poderia se separar dela. Transformando isso em o que o Jake Abel chama de “caixa de amor”, em vez do triângulo amoroso, isso realmente surgiu por causa do personagem dele. Quando eu originalmente delineei a história, e a primeira vez trabalhando nela, eu tinha imaginado um final agridoce para ela onde Peg ainda é apaixonada por Jared, mas ela está fazendo a coisa certa para a sua família e como as coisas devem ser feitas e ela é está meio que vivendo neste sacrifício, o que teria sido grande. Eu provavelmente deveria ter escrito assim, mas eu tenho este problema do final feliz.

O personagem de Ian não era para ser um personagem principal ou ter algo a ver com o romance na história. Mas, eu só não podia … ele deveria ser o cara mau, mas o personagem continuava pensando: “Mas por que é justo tratá-la dessa maneira? Ela não fez nada para nós, pessoalmente?” Ele só amadureceu muito e ficava fazendo perguntas, o que não faz muito sentido, a não ser para outros escritores. Eles sabem como este tipo de personagens ganham vida e nem sempre fazem a coisa que você quer que eles façam. Assim, o personagem tornou-se interessado em Peg como pessoa. E porque ela é uma pessoa tão boa, era meio que inevitável que ele fosse se apaixonar por ela. Então isso meio que aconteceu no processo da escrita. Eu realmente amo os personagens que se desenvolvem quase que separado de você. Eu não tenho que trabalhar com eles, eles são muito fáceis. É assim que isso acabou se tornado uma caixa do amor. Porque Ian era um pensador.



VIA

Nenhum comentário :

Postar um comentário